A noz é o fruto da planta nogueira, originária da Ásia, Índia, Pérsia e oeste europeu. Também conhecida como noz persa, pois foram consumidas pela realeza do povo persa há milhares de anos. Foram os Romanos que a introduziram na Europa por volta do século IV. Foi introduzida nas Américas na região do Chile até a Califórnia somente no ano de 1867. As nozes geralmente crescem bem em condições climáticas frias. O rendimento da colheita é afetado negativamente por altas temperaturas. A planta suporta temperaturas de -27º C, mas ficam prejudicadas a temperaturas de 38º C. Desenvolve uma árvore alta, esbelta e copada, largamente cultivada entre 1000 e 3000 m de altitude e apresenta diversas variedades cultivadas. Cresce bem em solos ricos em matéria orgânica e na beira dos rios. Crescem na forma selvagem ainda hoje na China e no Himalaia. Atualmente são muitas os “cultivares” desenvolvidas pela tecnologia genética, exatamente para aclimatá-las a outros ambientes. E lá vai a biodiversidade e a informação que carregam há milhares de anos. Sua colheita se dá entre setembro e novembro.

Existem duas espécies principais de nozes, a nogueira inglesa e a nogueira preta. O primeiro também é conhecido como a nogueira persa desde que se originou na Pérsia. Este último (foto) traça sua origem para a América do Norte. O híbrido inglês é cultivado em escala comercial e numerosos cultivares foram desenvolvidos ao longo do tempo.

No Brasil, consumimos as nozes produzidas no Chile, que é uma referência mundial em produção e exportação devido a qualidade de suas nozes. O Chile responde por 7% da produção mundial e por 12% das exportações, onde vendem 90% de sua produção. Além do clima mediterrâneo na zona central do Chile, muito propício à agricultura, o governo inventiva a produção de muitas formas, como, por exemplo, com uma lei que só permite a venda de alimentos saudáveis, como frutos secos e sementes, nas escolas chilenas. Outro fator importante é o grande número de acordos comerciais firmados pelo Chile, que exporta para países que representam 84% do PIB mundial. 

Um fruto oleoso e macio, com sabor levemente amargo, encontrado dentro de uma casca externa dura. Muito utilizada para fins culinários e medicinais.

Propriedades e Benefícios

É um alimento nutritivo, de alto valor energético e sabor levemente amargo. Vários estudos publicados em diversas partes do mundo apontam sobre os benefícios das nozes para a saúde e pelas propriedades medicinais.

A noz é ótima fonte de gorduras, sendo grande parte do tipo insaturada, além de ter importantes nutrientes em sua composição como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco, potássio, magnésio, cobre e o aminoácido arginina.

Um estudo feito na Universidade Marshall, nos Estados Unidos, trouxe evidências que as nozes podem ajudar a prevenir contra o câncer de mama. Os pesquisadores descobriram isso depois de realizarem um experimento com roedores, em que um grupo deles recebeu o equivalente a 56 g de nozes e o outro não consumiu uma grama sequer do alimento. O resultado foi que os que consumiram as nozes diminuíram os riscos de desenvolvimento da doença pela metade. E mesmo os membros deste grupo que tiveram a doença, apresentaram tumores de tamanhos menores do que aqueles que não tinha ingerido a comida.

Ajuda na saúde cardiovascular, reduzindo os níveis do colesterol do mal (LDL), contribuindo com a melhoria da qualidade do sangue, diminuindo o risco de coagulação e inflamação. Contém o aminoácido arginina que colabora com a produção de óxido nítrico, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos. Ajuda na prevenção do câncer de próstata, excelente para saúde dos ossos e perca de peso. Como possui proteínas e fibras, as nozes conseguem promover a saciedade ao organismo, mesmo se ingeridas em porções pequenas. Um estudo publicado em junho de 2009 no The American Journal of Clinical Nutrition (O Jornal Americano de Nutrição Clínica) descobriu que mulheres que comeram nozes duas ou mais vezes durante a semana apresentaram um risco menor de ter obesidade do que aquelas que raramente consumiram o alimento em um período de oito anos.

As proteínas encontradas nas nozes, ajudam no controle do nível de açúcar no sangue, mantendo a glicose em níveis estáveis. Para saúde do cérebro ela conta o folato, uma vitamina do complexo B que é essencial para que o cérebro funcione adequadamente, além de atuar na capacidade cognitiva, mental e emocional. Para o ganho e reparação de massa muscular, o interessante é consumir quantidades moderadas no pós-treino.

Na questão do sêmen masculino, um estudo feito pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, mostrou que homens que consumiram 75 g de nozes por dia, experimentaram uma melhoria na qualidade do sêmen em relação aos que não comeram a mesma quantidade de nozes.

Melhores noites de sono devido à presença de um composto chamado de melatonina em sua composição, uma substância que induz o sono. As nozes também será sua aliada no combate a Diabetes, na longevidade e no combate ao estresse, graças às suas fibras, antioxidantes e ômega 3.

Abaixo à esquerda, nozes mariposas naturais prontas para o consumo. Ao lado as nozes da Castan & Nuts embaladas à vácuo.

[ngg src=”galleries” ids=”30″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Já conhece os nossos produtos? 

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.