BARUZEIRO (Dipteryx alata) , é uma árvore da família das leguminosas. Dependendo da região que a encontramos, o seu fruto BARU, pode ser encontrado com outros nomes bem populares  coco-pereba, coco-barata, baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, castanha-de-burro, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.

A árvore pode chegar de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de diâmetro, possui copa densa e arredondada. Sua madeira é resistente.

A imponente árvore baruzeiro, típica do cerrado brasileiro.

O fruto BARU  é um legume lenhoso, castanho com uma única amêndoa comestível, que amadurece de setembro a outubro.

As sementes são uma iguaria cada vez mais apreciada e muito nutritiva, embora a dureza do fruto dificulte sua obtenção.

O fruto baru.

 

Cada fruto gera apenas uma amêndoa, que representa apenas 5% do seu peso.

BARUZEIRO  é nativo da vegetação do cerrado brasileiro e das faixas de transição da Mata Atlântica para o cerrado. Ocorre nos estados de Minas Gerais (Norte, Noroeste, Triângulo Mineiro), São Paulo (norte do estado), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em outros países encontramos na Bolívia, Paraguai e Peru.

⚠️ Está ameaçada de extinção devido a:

✔️ destruição de seu bioma nativo, ocupado pela expansão agrícola;
✔️ desmatamento devido a sua excelente madeira;
✔️ consumo de suas sementes na alimentação e como medicinal.

O gosto da amêndoa do BARU, é muito parecido com o do amendoim torrado . O ideal é comer o BARU TORRADO, já que, assim, é possível inativar os chamados fatores ANTI-NUTRICIONAIS, que podem interferir na absorção de minerais como cálcio e zinco. A castanha também pode ser utilizada na preparação de bolos e saladas.

Apesar de seu alto valor nutricional , o BARU ainda não é muito comercializado, sendo raro encontrá-lo nas feiras e comércios de cidades do sul e sudeste. É comum, contudo, em feiras-livres e lojas de produtos naturais de Goiás, do Noroeste e Norte de Minas Gerais e do Distrito Federal.

As qualidades do BARUZEIRO e o BARU, vêm sendo pesquisadas desde o fim dos anos 80 pela EMBRAPA, e suas propriedades o tornam uma planta relevante. O BARUZEIRO  , por ser uma árvore de crescimento rápido e pela qualidade e resistência de sua madeira, é uma planta de bastante interesse e indicada para as empresas de reflorestamento.

Das propriedades nutricionais do BARU :

✔️Alto teor de zinco

Seu apelido “viagra do cerrado”, se deu justamente pelo alto teor desse mineral, o mais importante para fertilidade e saúde sexual, tanto masculina como feminina.

✔️Mais proteína

Em sua composição nutricional pode ter de 25 a 30% de proteína, índices superiores ao da castanha do Brasil (Pará) e caju.

✔️Fonte de aminoácidos

Possui 18 aminoácidos, muitos essenciais, sendo os mais presentes, a leucina, prolina, ácido glutâmico, ácido aspártico e lisina.

✔️Óleos graxos

Muito rica em óleos graxos essenciais insaturados (81%) como ômega 3, 6 e 9, sendo superior ao índice dos peixes. Excelente aliada para a saúde do sangue, regulando os níveis de colesterol sanguíneos.

✔️Alto teor de ferro.

Em apenas 100 gr, temos de 54% a 60% da recomendação diária. Excelente para combater a anemia.

✔️Ajuda na queima da gordura localizada.

Possui substâncias que ajudam na reorganização dos adipócitos, as células de gordura, localizadas principalmente na região abdominal, aliada para quem quer perder de vez a “barriguinha”. Além disso, a castanha tem uma substância que age exclusivamente sobre o efeito do hormônio do estresse (cortisol), impedindo o acúmulo de mais gordura nesta região.

Não consumir crua, apenas torrada (fornecida pela Castan & Nuts).

Incorpore a castanha de baru em sua alimentação.

Na Castan & Nuts, você encontra castanhas de baru trazidas mensalmente, sempre frescas, dos produtores locais no interior de MG.

Embaladas à vácuo em 500 g.

Já conhece os nossos produtos? 

Não esqueçam de nos seguir em nossas redes sociais para dicas, receitas, novidades e promoções: Facebook e Instagram.